- Jacqueline Miranda
Rituais anuais para exercitar a gratidão

O ano de 2010 foi uma ano super difícil, com muitas perdas, incertezas, raiva, decepção e até mesmo desespero. Foi difícil manter um equilíbrio emocional, pois em muitos momentos o medo tomava o lugar da esperança, mas manter hábitos e planos ajudaram a seguir acreditando em um futuro melhor.
No final do ano eu sempre faço um balanço na minha vida...
Sempre há o que melhorar né ?
Até mesmo para agradecer o ano que passou (mesmo quando não há muito o que se comemorar). Um ritual de final de ano que eu tenho feito sempre é abrir a minha caixinha da gratidão.
Durante todo o ano eu escrevo as minhas conquistas, mesmo aquelas mais simples em um pedacinho de papel. Antes de dormir, eu penso em tudo o que aconteceu de bom e quando lembro de algo para agradecer, eu coloco na minha caixinha. Então nos últimos dias do ano eu abro essa caixinha da gratidão e vou lendo todas as coisas boas e agradeço a Deus pelas graças recebidas.
O foco é sempre Agradecer!
Outro ritual deste ano que eu comecei foi a leitura do livro Ho'oponopono. É um livro sobre perdão e gratidão e já tem um tempo que eu venho praticando o Ho'oponopono que é uma técnica havaiano de arrependimento, perdão e transmutação desenvolvido por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona . É algo que deixa meu coração mais leve, sabe ?
Consiste em um mantra com estas palavras:
Eu te amo.
Me perdoe.
Sinto muito.
Sou grato.
Eu vou relê-lo sempre no final do ano...
Para atrair coisas boas.
Oração nunca é demais e quando se coloca amor e esperança... Só pode dar certo.
Você tem algum ritual de final de ano ? Deixe aí a sua dica.
# Ho'oponopono #oponopono # rituaisdefinaldeano #2020 #2021 #minimalismonacozinha #cozinhaminimalista #minimalismo