• Jacqueline Miranda

É possivel ser minimalista e ainda sim comemorar as festas de Natal e Ano Novo?


É possivel ser minimalista e ainda sim comemorar as festas de Natal e Ano Novo?

Eu sempre vejo nos debates do faceboo nos grupos minimalistas as pessoas dizendo que não concordam com o natal e acham desnecessário gastar com ceia e presentes nas festas de final de ano.

Bem, eu sempre gostei de comemorar as festas de final de ano e essa tradição eu não abro mão. Mas eu comemoro estas festas da mesma forma ? Bem, não! eu não comemoro mais da mesma forma, isso não quer dizer que eu não comemoro.

As festas de final de ano, principalmente para quem é cristão, são muito importantes. O natal é a comemoração do nascimento de Cristo e é uma festa de aniversário, que precisa de banquete (expico isso nos próximos parágrafos), oração e família. Essa é a minha concepção e meu estio de vida é unificado com a tradição que eu e minha família possuímos.

Ao longo dos anos a industria se aproveitou de tradições para lucrar e assim como todas as outras tradições, o natal passou a ser uma data com muito apelo consumista. Saber diferencias isso é o primeiro passo para unificar tradição e minimalismo.

Listei aqui alguns símbolos do Natal que eu problematizei e mudei:

Roupas

Eu comprava roupa nova todo ano, sempre era aquele corre, corre em dezembro, para achar uma roupa nova para Natal e ano Novo. Aquele vestido Branco que custava R$40,00 passava a custar R$100,00. Isso foi uma coisa que eu deixei de fazer.

Eu não compro mais roupas novas pra isso, porém isso não quer dizer que eu não me arrume como se fosse para uma festa, mas no meu guarda roupa eistem roupas que eu amo e que ficam muito legais para isso.

Meu filho faz aniversário no final do ano, então as roupas que ele ganha também são guardadas para estas datas.

Presentes

Sim, eu gosto de presentear meus amigos e familiares com presentes, mas como fazer isso de forma consciênte?

O primeiro passo é dar algo que a pessoa precise, como por exemplo meu filho. Eu gosto de dar ítens que ele ama e precisa. Ele possui 9 anos, está em fase escolar, faz esportes (karatê, Natação, Futebol). Dar ítens que facilitam a vida dele em reação a escola ou a estes esportes o deixa muito feliz e é algo que eu sei que será usado ao máximo. Neste ano darei uma chuteira e uma luva de goleiro, certamente ele ficará muito feliz. A que ele tem, já está pequena e irá para doação.


Ceia de Natal

Já na ceia de natal, a meta é evitar o desperdício, então não teremos mais que uma opção de nenhum ítem. Faremos o suficiente para o dia 24 e 25 ( O peru de natal com os acompanhamentos arroz, farofa, salada), alguns itens tradicionais (coquinhos de natal, castanha portuguesa, rabanada, passas), agumas bebidas e uma sobremesa.

No ano novo, sempre vamos para casa de parentes, então levamos um prato.


12 visualizações

© 2023 por Cozinha Minimalista . Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now