• Jacqueline Miranda

Dicas para tornar a alimentação mais minimalista


A alimentação saudável é aquela que além de fazer bem para o seu corpo, também faz bem para o planeta. Muitos minimalistas sabem como implantar o minimalismo no seu dia a dia, mas quando chegam no quesito alimentação, não sabe bem o que fazer.

Fiz uma lista de coisas que vão te ajudar incluir o minimalismo na alimentação e essas dicas não são necessariamente fazer a dieta A ou B e sim, uma mudança de hábitos que prejudicam a sua saúde e a vida de todos.

A cozinha é o lugar que mais produz lixo, que tal reduzi-los?

  1. Não comprar alimentos por impulso: Sabe aquela regra do minimalismo para comprar apenas o que você precisa? Ela serve também para a comida. Quando compramos alimentos sem planejamento corremos o risco de pagar mais caro nas compras e comprar JUNK Food (alimentos como biscoitos recheado, balas, refrigerantes e etc) que não fazem bem a saúde.

  2. Reduza o consumo de alimentos industrializados: Estes alimentos são embalados e isso aumenta a produção de lixo em casa.

  3. Faça lista de compras: Ir ao supermercado sem um planejamento pode ser um risco para o seu bolso e para a sua saúde. A lista de comparas facilita na hora de comprar só o que precisamos.

  4. Faça um controle da dispensa: Faça suas compras com base no que você já tem na dispensa. Fica mais fácil consumir tudo o que tem guardado e não deixar estragar. Veja aqui

  5. Armazene os alimentos de forma correta: Colocar os alimentos em recipientes adequados, branquear, congelar, são tecnicar de armazenamento que ajudam o alimento a durar mais, de forma segura e eficiente. Veja aqui

  6. Use o alimento de forma integral: Normalmente jogamos fora parte dos alimentos que são cheias de sabores, fibras e nutrientes por não saber o que fazer com elas. Aqui no blog sempre posto receitas que podem usar o alimento em sua totalidade como: Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor,abóbora, mostarda, hortelã e rabanete; Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora; Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba; Entrecascas de melancia, maracujá; Sementes de: abóbora, melão, jaca; Nata; Pão amanhecido; Pés e pescoço de galinha;Tutano de boi.

  7. Separe o lixo de forma correta: Separar o lixo de forma correta também é uma forma de aplicar o minimalismo na alimentação. Uma alimentação saudável é boa para você e para o planeta. Quando você separa o lixo de forma correta, facilita a reciclagem dos mesmos. Veja aqui

  8. Faça compostagem: A compostagem é uma ótima estratégia para diminuir a produção de resido. Criando adubo natural a partir de material orgânico, para ser usado em plantas e hortas. Aprenda como fazer aqui

  9. Separe óleo de cozinha usado para doar: Existem shoppings que fazema troca de óleo de cozinha usado por sabão, procure um destes lugares, mesmo que você não queira o sabão que eles oferecem, só o fato de levar para um descarte correto, você já está ajudando o planeta.

  10. Cozinhe mais em casa: Cozinhar te aproxima dos alimentos, deixa sua alimentação mais saudável e segura, afinal, você sabe o que está comendo e assim pode controlar as quantidades.

Estas dicas são pautadas na minha experiência com o minimalismo e com os conhecimentos que eu venho adiquirindo na faculdade, mas a alimentação é pessoal então gostaria de saber quais são as dicas que vocêpossui e que te ajudam a implementar o minimalismo em sua vida.

Veja também

Quanto MAIS uso o alimento, MENOS lixo eu produzo.

Dicas minimalistas para usar no supermercado


61 visualizações0 comentário

© 2023 por Cozinha Minimalista . Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now