• Jacqueline Miranda

Você deixaria de comer uma fruta só por que ela é feia?


Maça que não parece maça, banana que tem forma diferente, batata doce que tem formato estranho. As frutas e hortaliças com má aparência, mesmo não estando em condições de deterioração, são simplesmente rejeitadas pela população e acabam indo parar no lixo. De acordo com a FAO, são considerados alimentos “imperfeitos” as frutas e legumes que não se adequam nos padrões estéticos devido a alterações no formato, na cor e tamanho, e estes acabam não sendo escolhidos para serem comercializado, o que leva a um desperdício de 30% da produção dos agricultores. (FAO 2017).

Existem diversas estratégias a fim de estimular o consumo de alimentos não comerciais, em São Paulo o projeto “Fruta Imperfeita“ adquire os alimentos in natura considerados "imperfeitos" junto a pequenos produtores e revendem à população. Outros projetos a nível nacional são os bancos de alimentos, Mesa Brasil e o Cozinha Brasil, que são redes contra a fome e o desperdício. Recebendo doações de alimentos que não possuem valor comercial, por estarem com aparência ruim e redistribuem para projetos sociais cadastrados. O Ceasa, também doa alimentos com aparência feia para entidades filantrópicas.

Recentemente, fiz uma pesquisa no site de pesquisa Toluna, e descobri que 40% dos entrevistados não comprariam uma frutas se elas estivessem com aparência estranha.

https://br.toluna.com/polls/8726447/Você-compraria-uma-fruta,-legume-ou-verdura-de-aparencia

Você comeria uma fruta feia?

#frutafeia #sustentabilidade #minimalismonacozinha #cozinhaminimalista

#Comidadeverdade #minimalismonacozinha #consumismonaalimentação #Cozinhaminimalista #frutafeia #fao #toluna

14 visualizações

© 2023 por Cozinha Minimalista . Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now