• Jacqueline Miranda

Desafio minimalista na alimentação


Sempre que eu busco informações sobre alimentação para minimalistas, eu vejo ou pratos com louças lindas e um pingo de comida, ou alimentação vegana e vegerariana. Tudo bem comer um pingo de comida ou não comer carne se isso for de sua vontade e te fizer feliz, não critico quem é adepto destes estilos de vida, mas a meu ver, como estudante de nutrição, eu acho que o comer consciente vai além.

Hoje eu começo um desafio para discutir a alimentação consciente com vocês, não é dieta ou receita de bolo, tanto a alimentação quanto o minimalismo são estilos de vida particulares. Isso não é uma regra, cada pessoa possui uma forma de se alimentar única, sua dieta deve ser orientada por um nutricionista, então, se tratando de quantidades e do tipo de dieta que você vai buscar, ao invés de sair lendo ou vendo vídeos aí, procure um profissional qualificado.

Aqui, você vai encontrar dicas e informação muito importantes sobre comida, mas sua dieta será feita fora daqui, ok?

Durante 40 dias este desafio vai pautar em metas que devem ocorrer de dois em dois dias, ou seja, a cada dois dias um item novo vai ser incorporado e os outros continuam. Se você já faz algum dos itens, pode continuar e incorporar ao desafio o próximo item.

1ª ETAPA

(10 tarefas)

1- Beba mais água;

Beba mais água, além de hidratar o corpo, ajuda a prevenir doenças e mantém uma aparência saudável.

2- Adicione um vegetal para o almoço e no jantar;

Caso você já coma, adicionar mais um.

3- Coloque sempre um lanche saudável na bolsa;

Isso irá facilitar na hora que bater aquela fome na rua e evitar que você saia comprando tudo o que vê pela frente.

4- Leia o rótulo de todos os alimentos antes de compra-los;

Sempre compre o produto que dentro das opções que você pode comprar, tenha menos ingredientes.

5- Reduza óleo, sal e açúcar;

Se você já consome pouco, diminua um pouco mais.

6- Reduza o consumo dos ultraprocessados;

Use apenas o que você considera indispensável e tente reduzir o seu consumo o máximo que puder (faça uma lista destes, e não compre ultraprocessados que não estiverem na lista).

7- Coma com regularidade e atenção no que está comendo;

Separe uma hora, lugar para comer... Neste momento desligue o computador, celular etc.

8- Mais alimentos da feira e menos do supermercado;

Faça uma lista dos alimentos que só estejam disponíveis para comprar no supermercado e só vá lá para comprar estes, o restante, compre em feitas.

9- Planeje as compras e o preparo das refeições;

A partir de agora, no inicio da semana você terá o seu cardápio para se planejar, com base no que você já tem na dispensa. Fica mais fácil consumir tudo o que tem guardado e não deixar estragar.

10- Cozinhe mais;

Cozinhar te aproxima dos alimentos, deixa sua alimentação mais saudável e segura, afinal, você sabe o que está comendo e assim pode controlar as quantidades.

2ª ETAPA

(10 tarefas)

11- 5 cores ao dia

5 ao dia é uma campanha que ocorre no mundo todo para melhoremos a alimentação, ela funciona da seguinte forma: comer no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias.

http://www.5aodia.com.br/o-que-e-o-5-ao-dia/

12- Seja crítico com a publicidade de alimentos

Seja crítico com a publicidade de alimentos, não acredite nos rótulos, pois, eles dizem o que você quer ouvir e não o que realmente são.

13- Mastigue os alimentos mais devagar

Se a sua refeição dura menos de 30 minutos, tem alguma coisa errada aí! Vários estudos apontam os benefícios da mastigação adequada e que isso influencia na sensação de saciedade e na quantidade de comida ingerida.

14- Escolha um dia para uma refeição sem carne;

Não é que você tenha que se tornar vegetariana ou vegana, mas a carne que consumimos é no geral muito mais do que precisamos e isso não afeta só os animais, tem impacto também no ambiente e até mesmo na corrupção (Operação carne fraca que o diga...)

15 - Reduza o consumo de álcool e ou refrigerante;

No dia a dia, opte por sucos e água, limite o consumo de refrigerante e bebidas alcoólicas às comemorações. Elas são prejudiciais a saúde.

16 - Experimente um alimento in natura novo;

Existem vários alimentos que muita gente torce o nariz sem nunca ter ingerido. Provar alimentos que você nunca comeu, vai te ajudar a variar o seu cardápio e você pode se surpreender com a quantidade de alimentos gostosos que você dispensou sem ao menos ter provado.

17 - Adicione fibra a sua alimentação

As fibras melhoram o funcionamento do intestino e te dão saciedade.

18 - Produza menos lixo;

Reaproveite mais os alimentos, separe o lixo orgânico do lixo comum, evite sacolas plásticas, faça compostagem.

19 - Faça algum esporte;

Procure algum esporte que você goste, escolha de acordo com a sua renda mensal e que você consiga manter regularidade.

20 - Coma mais em família ou com amigos.

A alimentação possui muito mais do que a função de nutrir o corpo, ela nutri nossa mente, nossos sentimentos, cultura, religião e nos proporciona bem estar.

Criei este desafio inspirada no guia alimentar da população brasileira e também no desafio da primavera saudável do blog The Minimalist.

#minimalism #alimentaçãosaudável #alimentação #Alimentaçãoconsciente #minimalismo #sustentabilidade #desafiominimalista #Minimalista #minimalismonaalimentação #Alimentaçãominimalista

213 visualizações

© 2023 por Cozinha Minimalista . Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now