• Jacqueline Miranda

Feiras orgânicas


Os alimentos orgânicos são alimentos livres de agrotóxicos, hormônios ou de qualquer outro tipo de química em sua plantação, cultivo e colheita. Respeitando assim o meio ambiente e evitando qualquer risco a saúde do consumidor. Estes alimentos em sua maioria são provenientes da agricultura familiar e por este motivo comprar alimentos orgânicos incentivam a prática de plantio de pequenos agricultores, ajudando assim famílias rurais a sobreviverem.

O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos e de acordo com o Ministério da Agricultura ( MAPA) Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

A lei dos orgânicos foi regulamentada em 2003 de acordo com a Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003 que tem como objetivo:

I – a oferta de produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais;

II – a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais e a recomposição ou incremento da diversidade biológica dos ecossistemas modificados em que se insere o sistema de produção;

III – incrementar a atividade biológica do solo;

IV – promover um uso saudável do solo, da água e do ar, e reduzir ao mínimo todas as formas de contaminação desses elementos que possam resultar das práticas agrícolas;

V – manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo;

VI – a reciclagem de resíduos de origem orgânica, reduzindo ao mínimo o emprego de recursos não-renováveis;

VII – basear-se em recursos renováveis e em sistemas agrícolas organizados localmente;

VIII – incentivar a integração entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva e de consumo de produtos orgânicos e a regionalização da produção e comércio desses produtos;

IX – manipular os produtos agrícolas com base no uso de métodos de elaboração cuidadosos, com o propósito de manter a integridade orgânica e as qualidades vitais do produto em todas as etapas.

A cada dia o consumo e feiras orgânicas vêm aumentando no Brasil. O idec criou um mapa que você pode acessar para buscar as feiras mais próximas a sua residência.

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca rápida, idealizada pelo Idec, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil.

http://feirasorganicas.idec.org.br/

Fonte:

http://www.planalto.gov.br - LEI No 10.831, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003.

#cozinhaminimalista #alimentação #sustentabilidade #minimalismo

103 visualizações

© 2023 por Cozinha Minimalista . Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now